Rondônia Chapter

Social media:   

Contact us: rondoniachapter@braztesol.org.br

Chapter Mission: 

O BRAZ-TESOL Chapter Rondônia nasceu em 2017 com a liderança de Denilso de Lima e Vania Sales da Silva em 2018  e 2019 Carla Priscila Daiana dos Santos Pascoal liderou o time junto com Denilso de Lima. Hoje, em 2020, Renata Aparecida Ianesko lidera o time juntamente com Nani Vieira Sampaio e todo time busca o trabalho comunitário de forma colaborativa para Associação BRAZ-TESOL com o objetivo de disseminar o conhecimento sobre a educação e a língua inglesa em Rondônia e pelo Brasil.

Chapter's Board

Alexandre Dourado

Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR - (2016), Especializações/Lato Sensu em: Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Porto (2014), Metodologia do Ensino da Língua Inglesa pelo Centro Universitário Internacional UNINTER (2020). Graduado em Letras Inglês pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR - (2014) e Graduado em Comunicação Social-Jornalismo pela Faculdade FARO (2005). Atualmente faz Especialização/Lato Sensu em Língua Inglesa e Suas Literaturas pela Universidade Estácio de Sá, em andamento, fazendo investigação/pesquisa na área de Literaturas Estrangeiras.

Fechar

Alexandre DouradoPresident
2021 - 2022

Carla Priscila

Possui graduação em Letras/Inglês pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2006). Foi professora estatutária estadual de Língua Inglesa de 2011 a 2019 da SEDUC/RO. Possui experiência da área de Letras, com ênfase em Ensino de Língua Inglesa, uso de Novas Tecnologias e Desenvolvimento Profissional para Professores. Foi presidente do BRAZ-TESOL Rondônia Chapter de 2018 a 2019. É coordenadora do USBEA Rondônia Chapter. É integrante Programa de Extensão: Trânsitos, Fronteiras, Migração e Línguas Adicionais na Amazônia do Departamento de Línguas Estrangeiras da Universidade Federal de Rondônia.

Fechar

Carla PriscilaFirst Vice President
2021 - 2022

Vera Lucia Conceição da Silva

Professora de língua inglesa há mais de 30 anos. Com experiência no ensino básico, ensino superior, cursos técnicos e escola de idiomas. Graduada em Letras Plena - Português e Respectivas Literaturas pela Associação Educacional de Rondônia - FEC/RO e em Letras Português/Inglês pelo Centro Universitário de Maringá/PR. Possui Especialização em Linguística Aplicada ao ensino de Língua Inglesa pela Faculdade de Pimenta Bueno - FAP/RO e em Psicopedagogia pela Universidade Federal de Rondônia/UNIR, e Mestrado Acadêmico em Letras pela Universidade Federal de Rondônia/UNIR. Atualmente, é docente do DLE - Departamento de Línguas Estrangeiras da Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR - Campus Porto Velho.

Fechar

Vera Lucia Conceição da SilvaSecond Vice President
A partir de 2020

Maria Alice Sabaini de Souza Milani

Possui graduação em Curso de Graduação em Letras-Licenciatura Plena Português-Inglês pela Universidade Estadual de Maringá (2005), mestrado em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Maringá (2008) e doutorado em Curso de Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2018). Atualmente é professora da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, ministrando as disciplinas de Inglês Instrumental, Literatura Norte Americana e Teoria Literária. É integrante do Grupo de Estudos Linguísticos, Literários e Socioculturais - GELLSO. Atua nas seguintes linhas de pesquisa: Literatura e construção de identidades, Português como Língua Estrangeira/Adicional, Literatura Comparada e Perspectivas teóricas no Estudo da Literatura.

Fechar

Maria Alice Sabaini de Souza MilaniTreasurer
A partir de 2020

Tamara Afonso

Mestra em Letras: Linguagem e Identidade pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Professora do Departamento de Línguas Estrangeiras na Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Desenvolveu pesquisa na área de Literatura, Tradução e Pós-colonialismo. Atualmente seus interesses de pesquisa estão voltados aos estudos de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no Ensino de Língua Inglesa, Gamificação e Educação 4.0.

Fechar

Tamara AfonsoTreasurer
2020 - 2020

Adileide Maria Martins Santos

Mestre em Letras pela Universidade Federal de Rondônia ? UNIR (2016) no programa de Mestrado Acadêmico em Letras, na área do ensino de línguas (2013). Certificada no curso de extensão - ESL Program - English as a second Language pela Universidade de Washington-UW (Seattle-USA ? 2010). Pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal de Rondônia (2002). Pós- graduada em Língua Inglesa ? UNIR- 2004. Licenciada em Letras/Inglês pela Universidade Federal de Rondônia UNIR (1997). Atualmente é Professora-Formadora na Gerência de Formação e Capacitação técnica e Pedagógica ? GFCTP na Secretaria Estadual de Educação do Estado de Rondônia ? SEDUC-RO. Tem experiência na área do ensino de Língua Inglesa no método comunicativo, nas modalidades presenciais ou à distância EaD, na abordagem ESP (English for Specific Purposes), Inglês Instrumental, em diferentes áreas do conhecimento.

Fechar

Adileide Maria Martins SantosSecretary
2017 - 2020

Elisângela Régis Andrade Maldonado

Graduada em Letras Inglês pela universidade Federal de Rondônia. Especialista em Docência para o Ensino Superior (Fundação Riomar/Unir); Língua Inglesa/ Uniron; Docência para a Educação Profissional (Senac/RO). Trabalhei como docente na rede pública e particular, incluindo cursos livres de língua inglesa. Atualmente trabalho na Editora Senac/RO com produção de materiais didáticos.

Fechar

Elisângela Régis Andrade MaldonadoSecretary
A partir de 2017

Cindi Saraiva

Graduanda Letras Inglês pela Universidade Federal de Rondônia. Professora de Inglês particular/escola de idioma desde 2014. Área de pesquisa: Língua Inglesa como língua Adicional.

Fechar

Cindi SaraivaAdvisory Council
A partir de 2020

Diana Ketlem

Especialista em Tradução de Inglês e Graduada em Letras Inglês pela Universidade Federal do Acre em 2013. Hoje é Professora do Instituto Federal de Rondônia. Foi professora da Secretaria Estadual de Educação do Acre e lecionou Língua Inglesa para turmas do Centro de Estudo de Línguas de 2011 a 2020. Ela também participou de programas de intercâmbio da Embaixada Americana no Brasil junto com a CAPES-Fulbright: Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Inglês nos EUA - PDPI 2018, na Universidade de Portland por 6 semanas e o ILEP (Líderes Internacional em Educação) em 2017, na Universidade do Arizona por 5 meses. Atuou como orientadora do EducationUSA de 2019 a 2020.

Fechar

Diana KetlemAdvisory Council
A partir de 2020

Carla Priscila Daiana dos Santos Pascoal

Graduada em Letras Inglês pela Universidade Federal de Rondônia desde 2006. Foi professora da Secretaria Estadual de Educação - SEDUC RO. Lecionou Língua Inglesa para turmas de ensino fundamental e médio de 2011 a 2019. Ela também participou de programas de intercâmbio da Embaixada Americana no Brasil - CAPES-Fulbright Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Inglês nos EUA - PDPI 2018, na Universidade do Missouri e Fulbright DAI 2018-2019, na Universidade de Syracuse, Nova York. Atuou como presidente do BRAZ-TESOL Rondônia Chapter de 2018 a 2019. Atualmente, coordena as ações voluntárias do grupo de ex-bolsistas dos programas da Embaixada Americana no Brasil, em Rondônia - USEBARO e que tem por finalidade compartilhar o conhecimento recebido nestes programas com a comunidade no Estado de Rondônia.

Fechar

Carla Priscila Daiana dos Santos Pascoal Advisory Council
A partir de 2017

Vânia Sales da Silva

Especialista em Língua Inglesa, trabalha na Secretaria de Estado da Educação de Rondônia, no setor de Avaliação Externa em Larga Escala. Entre 2009 e 2016, coordenou os programas de Língua Inglesa de parceria da Embaixada dos Estados Unidos no Estados e foi formadora de linguagem. Foi professora do projeto Açaí, um Programa de Formação em Magistério para Professores Indígenas. Participou do International Visitors Leadership Program, com o tema English Curriculum Innovation Leading Change in Education. Fez parte da equipe de elaboração do Referencial Curricular de Rondônia e foi redatora do Programa da Base Nacional Comum Curricular - ProBNCC.

Fechar

Vânia Sales da Silva Advisory Council
A partir de 2017

Denilso de Lima

English Language Teacher (25 years), Interpreter/Translator (15 years), Book Author (4 books), Articles published (18), Teacher Trainer (10 years), English Language Teaching Material Development (8 years), ELT Professional (20 years). Specialties: Teacher Training, Lexical Acquisition and Teaching, ELT Professionals' Curriculum Development, English Language Course Material Development, Consultancy for Companies which may need English Language Courses, Lexical Approach, Methods and Approach in English Language Teaching and Acquisition, Formulaic Language, Fluency Development Through Lexical Acquisition.

Fechar

Denilso de LimaAdvisory Council
A partir de 2017